O abono de família será duplicado em Setembro e outros apoios novos. Há dois apoios que foram atribuídos automaticamente pelo governo a quem está em maiores dificuldades: o apoio extraordinário que vai receber no fim deste mês para quem esteve em lay-off (pode ler aqui) e o abono em família em duplicado em Setembro.
O novo abono de família
O Governo criou uma prestação complementar de abono de família para famílias que tenham crianças e jovens no 1.º, 2.º ou 3.º escalões com até 16 anos.
Os titulares de abono de família para crianças e jovens que perfaçam até 16 anos, inclusive, até 31 de dezembro de 2020, correspondentes aos 1.º, 2.º e 3.º escalões de rendimentos do agregado familiar, têm direito a receber, no mês de setembro de 2020, uma prestação complementar nos termos dispostos no número seguinte.
Aos agregados familiares beneficiários de prestações de abono de família para crianças e jovens que tenham registado uma queda abrupta de rendimentos nos três meses anteriores, o serviço competente da segurança social procede à reavaliação oficiosa das mesmas, tendo em conta os rendimentos de trabalho, pensões e outras prestações sociais constantes do sistema de informação da segurança social.
Subsídio social de desemprego e RSI
O apoio vai ser prolongado automaticamente até Dezembro e o RSI vai considerar os meses mais recentes para abranger o preríodo de crise para beneficiar mais pessoas.
“Adicionalmente, é prorrogado automaticamente o subsídio social de desemprego até final de 2020”, refere o governo.
Verificação de incapacidade para Cuidadores informais
O diploma visa ainda simplificar o processo de verificação de incapacidade para o estatuto dos cuidadores informais, que passa a poder ser feito até dezembro apenas por um médico do serviço de verificação de incapacidade da Segurança Social em vez de três. Atenção que tens de fazer o requerimento até ao fim deste mês de Julho.
Créditos: Contas Poupança