“Amar é sofrer, mas sabendo que se é amado e não torturado”, afirma Padre Ricardo Esteves. O pároco fez uso das suas redes sociais para partilhar com os seus seguidores mais uma reflexão.
Podes ler na íntegra, a seguir:
“Sabes o que é um narcisista? É alguém que te faz sentir que te ama. Contudo, mente-te olhando-te nos olhos. É alguém que te manipula e altera o juízo. Um narcisista faz-te chantagem emocional e faz-te crer que um abuso psicológico é um acto de amor.”
“Ela faz-te acreditar que és culpada dos seus erros e enche-te de inseguranças e dúvidas. Dirá a todos que a “louca” és tu, só para desviar a atenção do que ele realmente faz e é. Um narcisista jamais vai aceitar os seus erros e sempre se colocará em primeiro lugar em tudo na vida, até mesmo acima da tua saúde mental. Ele sabe como actuar“, começou por dizer.
E continuou: “Sabe como chegar ao teu coração através das tuas carências emocionais. Vai gerar em ti um apego tão grande que se ele não está, vais sentir que morres. Chegas ao ponto de estar decidida a dar a tua vida por ele( às vezes literalmente). Um dia podes querer mudar, e ir embora mas regressarás uma e outra vez, pois, já te acostumaste a este tipo de amor, porque já não conheces outro.”
“É como quem passou a vida na cadeia. Depois de ter cumprido pena, é liberto, mas tem receio em sair, porque o mundo lá fora ele já não conhece e prefere viver na certeza do que conhece. Todos à tua volta, dão conta do mal que ele te faz, menos tu“, acrescentou o pároco.
“Sabes, os golpes sempre se podem curar fisicamente, mas uma ferida emocional pode levar-te à depressão e até mesmo ao suicídio. Desejo de todo o coração que nunca conheças um narcisista, mas caso vivas com um, desejo que tenhas o valor de te ir não voltar.”
“Amar é sofrer, mas sofrer amando sabendo que se é amado e não torturado. Na vida, sabes, encontramos muitos dissabores, que são como balas em armas disparadas. Mas, no fundo, a bala é o de menos, o que dói é quem a dispara.”, concluiu o Padre Ricardo Esteves.