Aprende a deixar de pensar no teu ex e seguir a tua vida. Se realmente desejas um relacionamento satisfatório com alguém novo, precisas chegar a um ponto em que te sintas totalmente neutro.
1) Livra-te das coisas que te fazem lembrar do teu ex
Não podes reescrever a história ou apagar completamente todas as memórias, mas podes minimizar as coisas em seu ambiente imediato que o lembram delas, bem como padrões ou pessoas que perturbam o teu equilíbrio.
Cria novas memórias em lugares onde tu e o teu ex costumavam ir juntos, como aquele restaurante ou parque onde costumavas correr. Visita esses lugares com amigos, família ou sozinho com um bom livro ou podcast.
Por enquanto, pode ser uma boa ideia limpar a casa, carro e escritório de qualquer coisa que associa ao teu ex: fotos, lembranças e itens que reestimulam velhas feridas e continuam a lembrá-lo do teu ex.
Podes até realizar uma venda de garagem, vender itens na internet ou doar os bens para instituições de caridade.
2) Encontra maneiras positivas de libertar emoções
Um excesso de emoções em relação ao teu ex vai pesar enquanto viajas no caminho da procura de um novo parceiro.
Algumas maneiras construtivas e positivas de libertar essas emoções incluem praticar exercícios, passar tempo com amigos e familiares, ser voluntário (uma excelente maneira de tirar o ex da sua cabeça) ou ser criativo e expressares-te por meio da arte, da escrita ou da música.
3) Não leves toda a culpa
Independentemente do motivo pelo qual te separaste, não te culpes. Em vez disso, culpa o relacionamento ou a situação – não és tu ou o teu ex.
É útil usar uma linguagem como: “Não éramos certos um para o outro …” ou “Tínhamos objetivos e sonhos muito diferentes para o futuro.” Mudando a tua perspectiva sobre por que o relacionamento terminou, as tuas emoções sobre o relacionamento também mudarão.
4) Partilha a tua história com um ente querido
Quando carregas velhas feridas, comportas-te no presente como se aquele relacionamento ou situação ainda estivesse a acontecer. Também podes namorar um novo parceiro que seja semelhante ao teu ex (e tenhas as mesmas qualidades que não funcionaram para ti).
Pergunta a um amigo com empatia se ele gostaria de ouvir a tua história inteira, desde quando as coisas deram errado até os teus sentimentos e situação atual. Contar a tua história não apenas ajuda-te a te sentires melhor, mas também te dá uma maneira de ter uma perspectiva, o que acelera o processo de cura.
Podes não te lembrar de todos os problemas no teu relacionamento anterior (ou dos defeitos do seu ex), mas o teu amigo certamente se lembra. Podes te surpreender com como se sente depois de conversar sobre o assunto com eles.
Conclusão
Se quiseres seguir em frente e encontrar um novo parceiro amoroso na tua vida, não podes pode deixar as mágoas do passado persistirem. Experimenta as estratégias acima chegar a uma posição neutra em relação ao teu ex.
Se ainda s+te sentes angustiado, com raiva, muito triste ou como se o passado o estivesse impedindo de seguir em frente, tenta encontrar um terapeuta ou outro recurso de saúde mental.