Fica a saber o que poderá ter levado ao despedimento de Santiago Lagoá! Os apresentadores do ‘Somos Portugal’ foram alvo de queixa, avança a revista TVMais.

No dia 10 de Julho de 2022, os apresentadores terão tecido comentários relativos ao grupo coral Amigos do Rosário”. No entanto, a ERC saiu em defesa dos comunicadores Santiago Lagoá e Mónica Jardim: “os comentários dos dois apresentadores do “Somos Portugal” referidos na participação devem ser fundamentalmente enquadrados no âmbito da liberdade de expressão que a Constituição da República Portuguesa consagra no seu artigo 37.º e que a Lei de Televisão corrobora através do artigo 26.º”, lê-se.

É possível ainda ler-se que: “Cumpre dizer, que se trata de apresentadores de um programa de entretenimento e não de jornalistas e que não se considera que o comentário feito em direto tenha um tom jocoso ou diminua de forma ofensiva o grupo coral “Amigos do Rosário”.

Assim a Entidade Reguladora da Comunicação é de parecer que: “Apreciada a participação contra o programa «Somos Portugal» emitido pela TVI – Televisão Independente, S.A., conclui-se que não se dá por verificada a violação dos limites à liberdade de programação que a lei estipula, pelo que o Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, respetivamente, nos artigos 7.º, alínea c), 8.º, alíneas d) e j), e 24.º, n.º 3, alínea a) dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, considera que não foram ultrapassados os limites à liberdade de programação televisiva, deliberando arquivar o processo”, termina.