O ator Joaquim Monchique criticou os reality shows: “O público prefere ver pessoas enfiadas numa casa”. O artista aventurou-se na televisão portuguesa com a novela “Papel Principal”.
Nesta trama, ele interpreta um escritor famoso que se envolve em um mistério. Porém, nem tudo foi fácil para o ator, que teve que se adaptar à cultura e ao mercado de Portugal.
Em entrevista à TV Guia, ele revela sua tristeza pelo baixo desempenho da novela, que foi prejudicada pelo horário e pela concorrência dos reality shows.
“Eu tenho uma carreira consolidada no Brasil, mas quis experimentar algo novo. Foi um desafio fazer esta novela, que tem uma proposta diferente, mais sofisticada e menos melodramática. Mas eu sei que o público português gosta mais de histórias de amor, de traição, de drama… o clássico novelão!”, afirmou o ator.
Ele também lamentou o fato de a novela ser exibida muito tarde, o que afastou os telespectadores mais velhos: “Eu recebo muitos elogios nas ruas, mas as pessoas me dizem que não conseguem ver a novela porque passa muito tarde. Eu acho uma pena, porque é uma novela de qualidade, com um elenco ótimo e uma história envolvente”, disse.
Por fim, ele criticou os reality shows, que dominam a audiência em Portugal: “Eu não entendo como as pessoas podem se interessar por ver gente confinada em uma casa ou em uma quinta. Eu acho isso uma perda de tempo, uma alienação. Eu prefiro ver ficção, arte, cultura”, concluiu.