Os avós que tratam dos netos terão direito a salário. A maioria dos avós sente enorme prazer em cuidar dos netos. E se antes já era bom, agora será ainda melhor.

Os avós vão ser pagos por educar os netos. A Turquia lançou um projeto-piloto que passa pelo pagamento de um salário a avós com menos de 65 anos que cuidem dos seus netos.

O projeto  funcionou inicialmente com cinco mil famílias das províncias de Istambul e Bursa, às que se juntarão a seguir mais mil famílias de outras sete províncias, explicou o ministro do Trabalho turco, Mehmet Müezzinoglu, em declarações ao diário turco Hürriyet.

As avós terão de ter até 65 anos e cuidar de bebés de entre seis meses e um ano de idade.

Pela tarefa desempenhada receberão um salário mensal de 425 liras turcas, o que equivale a 100 euros, ou seja, cerca de 30 por cento de um salário mínimo nacional na Turquia.

«Não interessa se a avó já recebe uma pensão de reforma ou não. A condição económica da avó não está em causa, o importante é que não tenha problemas de saúde», disse Müezzinoglu.

O governante disse ainda que o projeto tem como finalidade beneficiar especialmente as famílias de baixos rendimentos.

Assim sendo serão apenas escolhidas famílias em que o salário da mãe não ultrapasse dois salários mínimos e o rendimento do agregado familiar não chegue aos três salários mínimos.

O que te parece esta ideia? Achas que Portugal deveria seguir as mesmas pisadas da Turquia?

Créditos: Crescer