Quatro dias depois de baixar imposto da gasolina, Governo aumenta a taxa de carbono. Na portaria, publicada sexta-feira no Diário da República, é possível perceber a existência no aumento da taxa de carbono sobre os combustíveis.

O gasóleo e a gasolina vão ficar de novo mais caros para os bolsos dos portugueses após após a diminuição do imposto sobre a gasolina. Quatro dias passaram desde essa descida já que o governo optou por aumentar a taxa de carbono.

A portaria, refere o Jornal Económico, foi publicada recentemente e agrava em 1.3 cêntimos por litro o preço da gasolina e 1.5 cêntimos por litro o preço do gasóleo.

O imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) baixou cerca três cêntimos no início deste anos mas dias depois voltou a subir outro dos vários impostos e tachas que o combustível tem agregado ao seu preço final.

Segundo a portaria, este aumento tem a ver com a atualização de taxa de carbono no mercado da Europa assim como com a evolução dos preços do dióxido de carbono.

No ano passado a Esquerda chumbou uma proposta, colocada em cima da mesa pelo PSD e o CDS, onde ISP poderia baixar. O imposto acabou por ser diminuído, através do Orçamento de Estado.

Um vídeo, publicado há uns meses revela que em cada 90 euros de gasolina, 56 euros são impostos.

Partilha