O português Filipe Santos tem Síndrome de Down e bateu o recorde do mundo em natação adaptada oferecendo assim mais uma vitória para Portugal.
Batemos mais um record mundial e desta vez, em natação adaptada, graças ao atleta Filipe Santos que fez um recorde no Campeonato nacional de Inverno de natação adaptada realizado recentemente.
No primeiro dia bateu o recorde do mundo em 25 metros mariposa de S21-Síndrome de Down.
Filipe é um nadador do Algarve e realiza os seus treinos na Associação Desportiva e Cultural de Portimão. Acabou a prova com 15.59 segundos.
O atleta já tinha anteriormente um recorde Europeu com o tempo 15.89 e desta feitas conseguiu melhorar o tempo e e oferecer a Portugal o record mundial que se situou nos 15.59 segundos destronando assim o lugar de Pietie Bel, sul africano que detinha o record desde 2008.
Ele era já um recordista mundial e com apenas 30 anos tem ainda mais uma vitória alcançada.
O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada aconteceu no último fim de semana, na Guarda e contou com a presença de 132 nadadores oriundos de 22 clubes nacionais, sedundo o jornal Sol.
Segundo a Federação Portuguesa de Natação, esta vitória é fruto da dedicação de Filipe mas “não seria possível” sem a ajuda do seu treinador, Paulo Sousa.
O objectivo de Filipe é agora preparar-se para o campeonato da Europa, já no próximo mês de setembro.