É fantástico o que acontece ao teu corpo se caminhares todos os dias. Por exemplo, 15-30 minutos de caminhada todos os dias podem melhorar a nossa aparência geral, assim como a nossa saúde.

Conhece os beneficios:

Alterações cerebrais positivas

Exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhar, previnem a demência precoce, reduzem o risco de doença de Alzheimer e melhoram a saúde mental em geral. Além disso, reduzem stresse mental e a manutenção de um nível mais elevado de endorfinas.

Visão melhorada

Caminhar também beneficia realmente a saúde visual. Pode até ajudar a combater o glaucoma, aliviando a pressão ocular.

Prevenção de doenças cardíacas

Se gundo a American Heart Association, andar não é menos eficaz do que correr quando se trata de prevenir doenças relacionadas com o coração ou derrames. Esta atividade ajuda a evitar problemas cardíacos, baixando os níveis de tensão arterial e o colesterol, bem como a melhorar a circulação sanguínea.

Volume pulmonar superior

Andar a pé é um exercício aeróbico que aumenta o fluxo de oxigénio na corrente sanguínea e ajuda a treinar os pulmões, além de eliminar toxinas e resíduos. Alguns sintomas associados à doença pulmonar também podem ser aliviados.

Efeitos benéficos no pâncreas

Caminhar acaba por ser uma ferramenta muito mais eficaz na prevenção da diabetes do que a corrida.

Melhor digestão

30 minutos de caminhada todos os dias podem não só diminuir o risco de cancro de cólon no futuro, como também ajudar a melhorar a nossa digestão, ajudando a regimentar os nossos movimentos intestinais.

Músculos tonificados

A tonificação muscular e a perda de peso (em casos de pessoas com excesso de peso) também podem ser alcançados através da caminhada. A prática de andar 10.000 passos por dia pode ser considerada como um exercício real numa academia/ginásio, especialmente se fizeres alguns intervalos entre a caminhada ou caminhar em subidas. Além disso, é de baixo impacto e não há tempo de recuperação, o que significa que não há músculos doloridos.

Ossos e articulações mais resistentes

A caminhada pode proporcionar mais mobilidade articular, evitar a perda de massa óssea e até ajuda a reduzir o risco de fraturas. A Arthritis Foundation recomenda caminhar moderadamente pelo menos 30 minutos por dia numa base regular para reduzir a dor nas articulações.

Alívio da dor nas costas

Caminhar contribui para uma melhor circulação sanguínea nas estruturas da coluna vertebral e melhora a postura e a flexibilidade, que é vital para uma coluna saudável.

Uma mente mais calma e sã

Se a caminhada melhora os sintomas de depressão em pacientes com transtornos depressivos maiores, imagina como ajudaria a sentirmos-nos menos deprimidos ou esgotados. Um passeio alegre com um amigo ou um ente querido só irá ajudar-te a ser uma pessoa mais feliz e a melhorar o teu humor!

Créditos: Saber Viver Mais