Polémica! Cantor Tony Carreira sob investigação? O artista terminou o ano de 2023 envolvido em polémica por causa de alegado esquema.
O cantor, que tem enfrentado o julgamento do acidente que vitimou a sua filha Sara Carreira, vê o seu nome manchado por uma investigação jornalística que denuncia o uso de dinheiro público para financiar os seus concertos.
Segundo a reportagem da ‘Página UM’, assinada pelo jornalista Pedro Almeida Vieira, Tony Carreira foi contratado pela Câmara Municipal de Coimbra para dar um concerto na passagem-de-ano, pelo qual vai receber 77 mil euros.
Este valor foi considerado “escandaloso” pelo jornalista, que decidiu averiguar quanto o cantor recebeu das autarquias ao longo do ano.
“Tony Carreira recebe dinheiro dos contribuintes e ‘faz-se’ benfeitor”, é o título da investigação, que revela que o cantor realizou 10 concertos intimistas, com bilhetes pagos, que contaram com o apoio do Modelo Continente, e que receberam cerca de 100 mil euros de apoios à produção das autarquias locais.
O jornalista afirma que a Regi-Concerto, a empresa de espectáculos do próprio Tony Carreira, e outras “produtoras amigas” foram as beneficiadas com os dinheiros públicos.
No total, o tour solidário movimentou cerca de 200 mil euros, entre apoios públicos e venda de bilhetes, mas apenas 69 mil euros terão sido doados a instituições de apoio local.
O jornalista questiona ainda se o cantor usou parte do dinheiro para financiar a associação em memória da filha, distribuir donativos e fazer lucrar as produtoras.