Carolina Herrera ofereceu 10 dicas para uma mulher elegante e poderosa. A estilista eleita uma das mulheres mais bem-vestidas do mundo dá assim 10 conselhos a seguir:

1.Não tenhas medo de envelhecer

Para a estilista, nem é a idade que envelhece a mulher, mas ela fingir que ainda é jovem, tentando aparentar uma idade que não possui. A mulher precisa aceitar a idade e envelhecer graciosamente, porque isso não torna uma mulher feia e ultrapassada, mas bonita e elegante.

2.Não é preciso ser rica para ser elegante

A estilista quase nunca dispensa uma camisa branca, combinando-a com diversos elementos que podem enriquecer ainda mais o visual, como acessórios e uma boa calça de alfaiataria. Por isso, investe em roupas que possam ser usadas de diferentes maneiras, mas que sejam também clássicas e atemporais. Também defende a compra em lojas de departamento, pois não é a marca que faz a elegância, mas como se combina e usa a roupa.

3.Menos é mais

Aposta no simples e no básico, sempre em busca de feminilidade e equilíbrio, lembrando que a elegância é algo que irradia da mulher, e que alguns complementos apenas ajudam no resultado. Além disso, ao mesmo tempo que os acessórios são importantes peças para melhorar o visual, podem facilmente ser motivo de terror, se colocados de maneira aleatória e em excesso. A simplicidade pode ser uma das maiores manifestações de elegância.

4.Tem confiança em ti mesma e na tua personalidade

Nunca podemos deixar que a nossa personalidade seja ofuscada, é preciso confiança naquilo que somos e procurar alternativas para que as roupas adquiram no nosso formato e forma de expressão. A elegância é fruto de uma construção em que a autoconfiança é uma das principais armas.

5.Equilíbrio na maquilhagem

Para Herrera, é preciso equilibrar os olhos com os lábios, procurando enaltecer e destacar aquilo que se deseja naquela ocasião, mas sem exageros. Apostar em rosa, vermelho e tons de nude para os lábios, de acordo com a estilista, é como caminhar com uma carta sempre na manga, sabendo que dificilmente incidirá no erro.

6.Os cabelos são importantes na composição do look

É preciso empregar um tempo a cuidar dos cabelos. De acordo com a empresária, depois dos 50 anos, apostar em cortes mais curtos pode conferir elegância. Ela também revelou, em entrevista para a Harper’s Bazaar, que admira muito os cabelos grisalhos nas mulheres, o que significa que, dependendo da tua personalidade e do que procuras não necessariamente é preciso pintar os cabelos. Se eles forem curtos, é válido lembrar que é possível fazer penteados para que eles não fiquem sempre iguais, conferindo uma composição mais arrumada em algumas ocasiões.

7.Usa mangas para emoldurar o rosto

De acordo com a estilista, as mangas das roupas são capazes de fazer com que o rosto da mulher seja o protagonista, conferindo também um pouco de emoção ao visual. Inclusive, ela acredita que, dependendo do evento, vale mais apostar na parte de cima do look do que na parte de baixo, como em jantares, por exemplo, já que todos os elementos da parte de baixo ficam escondidos depois que nos sentamos à mesa.

8.Não reveles demais

O mistério faz parte da essência feminina, de acordo com a empresária, por isso nunca mostres muito a pele, deixando algo “para a imaginação” de todos os presentes. Isso não significa que devas abandonar decotes ou saias e vestidos, mas proucrar certo equilíbrio na quantidade de pele que revela aos outros. Minissaia e biquínis, por exemplo, são peças de roupa que devem aparecer mais em guarda-roupas de jovens.

9.Não te escondas atrás do preto

Carolina Herrera acredita que o preto é um ponto de refúgio para as mulheres que têm medo de ousar, e que essa é uma cor que não deve ser usada com frequência durante o dia. Apostar em peças coloridas ou na camisa branca é uma forma de deixar de empregar um visual tão “desgastante”, como se vestisse uniforme.

10.Cuida da pele do corpo e do rosto

Uma aparência “limpa e fresca” faz parte da composição da elegância, e por isso ela acredita que adotar algumas intervenções ou procedimentos estéticos podem ser uma opção, mas apenas para aquelas que os desejam. Carolina enfatiza que não existe necessidade alguma de aplicar botox, por exemplo, mas que as mulheres também não precisam esconder se o desejarem. O importante é encontrar produtos de beleza que para pele, usar protetor solar com frequência e não abusar de coberturas na maquiagem que dão uma aparência carregada.