Colocar os filhos para dormir cedo faz bem para toda a família, aponta estudo. Os pais que têm filhos pequenos quase sempre enfrentam um grande desafio: encontrar o horário certo para as crianças dormirem.

Alguns pais permitem que as crianças durmam à hora em que já estão cansadas de tanto brincar, outros são muito rígidos com o sono e mantêm essa rotina muito organizada.

Independentemente de como escolhes cuidar do descanso das tuas crianças, uma rotina saudável de sono é essencial para a saúde dos pequenos e para o seu desenvolvimento cognitivo. Provavelmente também já ouviste falar que colocá-las para dormir cedo faz bem para a sua saúde e, também, para a saúde dos pais.

Um estudo do Murdoch Children’s Research Institute, localizado em Melbourne, Austrália, mostrou que isso é realmente verdade, e pode fazê-lo repensar a maneira como organizas o sono dos teus filhos.

Participaram deste estudo 3600 crianças, nos primeiros 9 anos de vida, e os pais. Os pais responderam questionários de 2 em 2 anos, começando quando elas tinham de 4 a 5 anos, depois 6 a 7 e, por último, 8 a 9 anos.

Os dados colectados durante todos esses anos mostraram informações preciosas. Por exemplo, revelaram que os níveis de melatonina, a hormona responsável pelo sono e relaxamento, atingia um pico em torno das 20 horas, revelando que esse é um bom horário para as crianças irem para a cama.

Além disso, também foi mostrado que, independentemente de quanto tempo dormem, possuem uma melhor qualidade de vida quando se deitam cedo. 

Os resultados encontrados pelo estudo revelam que, nas famílias em que as crianças vão para a cama antes das 20h30, os pais e filhos são mais felizes e saudáveis. Isso comprova-se pelo facto de que, quando as crianças de deitam mais cedo, os pais têm mais tempo para fazerem as próprias coisas e também curtirem o seu tempo juntos.

Créditos: O Segredo