O comentador da RTP perdeu 78 kilos em um ano e meio. Com 59 anos, João Gobern o comentador desportivo do programa da RTP 3 Trio d’Ataque falou sobre todo o processo na Praça da Alegria.
Gobern disse que «A conclusão a que cheguei é que há coisas que não podemos controlar e há coisas que podemos e devemos controlar. E a questão do peso tinha de ser controlada. A decisão final foi quando percebi que na unidade médica onde era acompanhado a minha alcunha era ‘bomba relógio’».
Ele confessa que «Andava encostadinho às paredes porque tinha certeza que, se caísse, não me levantava sozinho».
Gobern fez «2 grandes dietas que correram maravilhosamente bem nos 2 primeiros meses. Chegava a perder 20, 25 quilos e depois ganhava 30, 40 porque fechar a boca era dificílimo», conta.
Depois de colocar o bypass gástric, Gobern confessa que «Os diabetes desapareceram. Eu tinha um problema grave de gordura à volta do fígado e desapareceu completamente. E absolutamente decisivo é a circunstância das apneias do sono. Eu fazia 400 a 500 apneias por noite. A minha mulher viveu durante muitos anos ao lado do comboio do Tua a subir (risos)», recorda.

«No primeiro mês é a dieta líquida. A partir daí hoje como de tudo. Não perdi o paladar. Durante um ano e 20 dias não bebi uma gota de álcool mas fui eu que decidi e evito conscientemente beber refrigerantes com gás. Antes tinha uma certa popularidade em função das quantidades que comia e hoje os meus amigos da restauração da Póvoa tratam-me por ‘meia dose», conta.
Andar a pé e nadar na piscina, são algumas das actividades que o comentador pratica dizendo mesmo que «Ganhei uma esperança de vida de mais 10, 12 anos».