Cortar laços com membros da nossa família, por vezes, é a melhor coisa que podemos fazer. Relacionamentos familiares podem ser muito complicados. A maioria das pessoas experimenta um forte sentimento de culpa se pensa em distanciar-se de um parente próximo, mesmo que seja pelo seu bem-estar.

Mas, apesar da escolha difícil, há uma série de razões pelas quais, cortar relações com alguém da tua família pode acabar por ser uma boa decisão para ambas as partes.

Não podes escolher a família em que nasceste, mas certamente tens a opção de ficar longe deles, se eles são tóxico. Sem dúvida, é uma decisão difícil, mas se é a única maneira de manter a tua saúde mental, então pode ser o caminho certo para lidar com a situação.

Por que cortar relações com membros da tua família é, às vezes, saudável?

A seguir estão algumas razões pelas quais não há problema em fugir de um mau relacionamento familiar.

1. Eles só te procuram quando eles precisam de alguma coisa

Se tiveres um relacionamento saudável com a tua família, perceberá claramente que eles te ajudarão numa época boa ou má, na pobreza e na riqueza. O que acontece é que, às vezes, eles saltam fora quando mais precisas de apoio e ajuda.

Mas se os membros da tua família estão presentes para te judar verdadeiramente, mostrando um amor e interesse incondicional, então vale a pena que eles sejam parte da tua vida.

2. Julgam-te

Este mundo está cheio de pessoas críticas, e é normal enfrentar algum tipo de crítica na tua vida. Se a crítica for construtiva, é válida, pois desejam o melhor para ti.

Mas se a tua família te julgar a ponto de prejudicar a tua auto-estima e os teus sentimentos, é melhor te afastares deles. Os membros da tua família deveriam estar lá para te levantar e não derrubar.

3. Corta os laços se eles falam sobre ti

Se a tua família tem o hábito de falar de ti para todos, então é melhor não dizer nada a eles. Melhor ainda, talvez devesses ficar longe deles completamente.

Quando partilhas os problemas mais com a tua família e precisa de apoio, o mínimo que eles podem fazer é respeitar a tua privacidade. Ppartilhar com eles as tuas confidências não é dar a eles carta branca para falar sobre a tua vida, e não deves tolerar isso.

4. Eles são manipuladores

Se perceberes que num dia a tua família te insulta, e no outro te trata bem, isso deve ser considerado. A tua família não pode ser má contigo num dia e depois fazer o oposto.

Se agirem assim, então provavelmente estão a manipular-te. E quando te afastas deles, eles começam novamente a tratar-te bem. É que eles não querem perder o controle sobre ti.

5. Eles tentam desacreditar-te

Quando percebes que os teus familiares estão a fazer algo errado, e os confrontas, e eles negam na frente de outros, isso é uma tentativa de desacreditar-te.

Quando isso se torna um ciclo constante de tentar desacreditar-te, então talvez seja hora de cortar os laços com eles.

Conclusão: nem todas as pessoas têm boas intenções, mesmo se tiveres parentesco com elas. Nem todas as pessoas querem o melhor para ti. O teu trabalho aqui é tornar o teu mundo o melhor possível.

Créditos: Anthenados

Partilha