Cristina Ferreira perde influência na TVI? Considerada “descartada” no jogo de poder. A apresentadora que assumiu a direção de Entretenimento e Ficção da TVI em setembro de 2020, parece estar a perder influência dentro da estação.
Nos últimos meses, o seu papel tem sido descrito como menos relevante, e algumas decisões importantes já não passam pelas suas mãos.
De acordo com uma fonte citada pela revista Boa Onda em agosto deste ano, o convite para Cristina assumir cargos de liderança foi inicialmente uma estratégia de Mário Ferreira para convencê-la a regressar à TVI. No entanto, atualmente, “Cristina Ferreira já toma muito poucas decisões na TVI” e é vista “mais como uma consultora do que como uma figura de poder”.
Na edição mais recente da TV7 Dias, o cronista Bernardo d’Olhão comentou a ausência de Cristina Ferreira na apresentação da nova novela da estação, A Fazenda, realizada a 14 de novembro. O evento contou com a presença de José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, e João Patrício, diretor executivo de Entretenimento e Ficção, além de vários atores.
Bernardo não poupou críticas: “O que mais me custa é normalizarem o facto da diretora de Entretenimento e Ficção não estar presente. A desculpa de que estava a apresentar o seu programa não faz sentido, pois há outros dias na semana e à sexta-feira está livre. Já se percebeu que Moniz faz tudo para não a ter por perto”.
O cronista foi mais longe, referindo-se ao possível cenário de João Patrício substituir Cristina Ferreira: “Dizem que amigos são amigos e negócios à parte, mas às vezes podemos desiludir-nos até com os nossos irmãos…”.