Deitar cedo os filhos faz bem às crianças e aos pais, aponta uma estudo. Sempre foi dito que mandar as crianças para a cama cedo é importante para a sua saúde, mas também para o bem-estar dos pais.

O estudo foi realizado pelo Murdoch Children’s Research Institute em Melbourne, Austrália, realizado com uma amostra de 3600 crianças nos primeiros 9 anos de vida.

Os resultados mostraram que nas famílias em que as crianças iam para a cama antes das 20h30, não somente elas eram mais felizes e saudáveis, mas também os adultos. Tudo isso porque desta forma há mais tempo para o casal falar e passar a viver a sua própria intimidade.

O papel do sono em termos de saúde geral é fundamental, especialmente num período sensível, como a infância. A falta ou escassez de descanso e sono no menor tem efeitos sobre o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

Na verdade, quanto mais cedo a criança vai para a cama mais é provável que ela durma o número de horas recomendado:

De 4 a 12 meses de 12 a 16 horas
De 1 a 2 anos de 11 a 14 horas
De 3 a 5 anos de 10 a 13 horas
De 6 a 12 anos de 9 a 12 horas
De 13 a 18 anos de 8 a 10 horas

Para melhorar a qualidade do seu descanso é importante manter a mesma rotina o máximo possível no final do dia; mandar as crianças para dormir no mesmo horário; Antes de dormir, evitar as telas (TV, tablet, PC, smartphone) porque elas atrapalham o sono; Esperar um pouco depois do jantar e passar algum tempo com as crianças antes de dormir, conversando com elas sobre o dia ou lendo uma história para dormir.