A Dor de Francisco Monteiro: ‘Odeio o que Vejo’. Com 29 anos, ele partilhou uma perspetiva íntima sobre as suas inseguranças corporais, incluindo a luta contra o peso, tendo já pesado 106 quilos.
Francisco expressou a contradição entre a ideia de que somos mais do que a nossa aparência física e a realidade de sermos frequentemente julgados por ela: “Muitas vezes somos vistos apenas como um objeto físico, apesar de se dizer o contrário. E, infelizmente, ter uma imagem que não é considerada positiva muitas vezes impede as pessoas de alcançarem seus objetivos”, revelou o comentador do ‘Big Brother’.
Ele também mencionou as observações feitas por David Maurício e Catarina Miranda na edição atual do programa: “Há comentários como ‘ele está forte’ que não devem ser ditos levianamente. Confrontei a Catarina sobre isso, perguntando-lhe se ela estava ciente de que tais palavras me afetam profundamente.”
Francisco enfatizou que lidar melhor com esses comentários é crucial, pois quando resolvidos, eles não têm o mesmo impacto: “Se alguém me chama de burro, eu ignoro e sigo em frente. Mas se o comentário é sobre o meu peso, isso me atinge de forma diferente”, explicou.
Confrontado com a pergunta sobre como se sente ao olhar-se no espelho, Francisco foi sincero: “Detesto o que vejo. É tão simples quanto isso.”
As declarações de Francisco Monteiro lançam luz sobre as lutas internas com a auto-imagem que muitos enfrentam e a necessidade de abordar essas questões com compreensão e cuidado.