Deixamos-te algumas dicas para evitares ao máximo usar o multibanco. Esses aparelhos podem estar inundados de coronavírus. Inicialmente neste artigo tinha alertado para o perigo de manusear o dinheiro físico, mas a OMS desmentiu esse perigo. Portanto estou a corrigir este artigo, caso o venham a ler depois.

A Associação Portuguesa de Bancos recomendou a utilização de canais digitais e telefónicos no sentido de evitar o contacto físico e a exposição em locais fechados. Os bancos estão a fechar as portas aos clientes.

Usa o cartão multibanco contactless. Basta aproximá-lo do terminal multibanco. Sabias? Tens aqui um artigo onde explico isso.

Usa o MBWay. Basta também aproximar o telemóvel do terminal multibanco ou apontar a máquina fotográfica para o QR Code.

De preferência associa cartões multibanco de contas em bancos que não cobram comissões do MBWay. Neste momento uso o cartão do Activobank e do Moey que não cobram comissões. Ou de um cartão de crédito grátis, sem anuidades. T

Os idosos são um grupo de risco nesta pandemia. Diz-lhes para não irem ao multibanco. Levanta o dinheiro – se absolutamente necessário – por eles.

Coloca (com o acordo deles) todos os pagamentos que fazem em dinheiro em débito direto. Mesmo que depois da crise volte tudo ao normal.