Gosto de pessoas que consideram família os seus animais de estimação. Eu gosto de pessoas que de repente descobrem o que é ter um cachorro ou um gato. Gosto quando caem exaustos para esses novos companheiros, para aqueles animais de estimação que revolucionam quase sem saber como, todo o seu universo pessoal.
Amar os animais é algo que acontece quase sem perceber: “Animais de estimação são mais que animais de estimação, eles entram em nossos corações sem avisar, ganhando nossos sorrisos e os lugares favoritos do nosso sofá até que um dia, eles deixam de ser animais de estimação para ser família.”
As pessoas que entendem e valorizam o que é amar um animal têm uma nobreza especial. A sua capacidade de oferecer amor, cuidado, ser mais paciente e responsável é algo notável, porque queremos ou não, todos temos muito a aprender com eles: animais de estimação.
A maneira pela qual os cães nos integram como membros da família, o seu rebanho ou a capacidade de um gato mostrar o seu respeito e afeto comos seus olhos limpos e imensos, é algo que todos devemos aprender a valorizar…
Não se trata de defender a ideia de que todos os que não amam animais, ou simplesmente não gostam de partilhar tempo e espaço com eles, são pessoas más. Trata-se realmente de entender algo mais simples: um animal pode, a qualquer momento, oferecer-nos muitas coisas de que precisávamos.
“O mundo é habitado por muitas pessoas sem sentimentos, mas algo que temos claro é que todos os “animais” são capazes de oferecer um afeto puro e desinteressado.”
Eles podem nos mudar e oferecem-nos o poder de implantar novas estratégias para desfrutar de uma vida mais plena.
Poucas coisas podem ser tão saudáveis quanto uma criança a crscer na companhia de seus animais de estimação. Ajuda-os a serem pacientes, a respeitar, a assistir, a estabelecer uma união onde o valor dos gestos e das afeições é maior que as palavras.
Para nós, adultos, dá aquele amor que nos parece tão estranho às vezes: um amor que é oferecido por nada, que não conhece ressentimentos, que nos força a viver no “aqui e agora”, onde não vale a pena adiar um passeio ou uma carícia. Onde os cochilos partilhados são instantes de cumplicidade agradável, onde perdoamos brincadeiras e adoramos tê-los por perto, como mais um da família.
Animais de estimação não nos julgam por causa das nossas crenças, aspectos físicos ou opiniões políticas. Os teus animais, eles só entendem emoções: “Eles dizem que os animais de estimação entendem o significado da amizade e, acima de tudo, da família: pertencer a um grupo. Porque eles amam sem distinção de raça ou espécie.”
A pessoa que partilha a vida, os espaços e os momentos com os seus cães ou gatos sabe que ele é digno do amor do seu animal. E é simplesmente porque existe, porque o amor que é oferecido sem concessões e com a alma pura é um amor baseado na alegria.
As pessoas que são amadas pelos seus animais de estimação são simplesmente porque lhes oferece o que precisam: pertencer a uma casa, atenção, cuidado, amor … Se percebermos e analisarmos calmamente, perceberemos que, no fundo, as suas necessidades são muito parecido com o nosso.
Eles também precisam de raízes, pertencem a uma casa e têm alguns membros para defender e aqueles para amar. Nós somos sua matilha, sua família, seu pequeno micromundo. Entender tudo isso é algo que nos enriquece e nos ajuda a sermos melhores simplesmente, porque para eles somos dignos de estar nos seus corações.
Créditos: Ricon Del Tibet