“Fazer de tudo pelos filhos é o melhor caminho para torná-los adultos inúteis”, afirmou o coach Wendell Carvalho. Ele é é especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Na postagem feita para ensinar a criar “filhos fortes”, Wendell diz que a geração atual está se tornando fraca, e que para isso mudar é preciso que os pais “dificultem” a vida dos filhos. Wendell explica que o excesso de proteção faz mais mal do que bem, e que fazer tudo pelos seus filhos, bem como protegê-los das frustrações, contribui para que cresçam “frágeis, inseguros e inúteis”.

Citando cinco dicas para criação dos filhos, ele explica que dificultar a vida dos pequenos não é colocá-los em perigo, mas ensinar a eles que precisam aprender desde a infância a ter responsabilidade e se dedicar para conquistar os seus objetivos.

Confere as cinco dicas de Wendell:

1. Ensinar os filhos a fazer pequenas tarefas domésticas.

2. Aprender a dizer “não” aos filhos.

3. Mostrar-lhes o valor das coisas.

4. Matricular os filhos em aulas que os ensinem a ter disciplina.

5. Permitir que eles sejam crianças.

No dia a dia, a palavra final é sempre dos pais e das mães, que conhecem muito bem os seus filhos e sabem que muitas vezes as situações são muito complexas, e exigem uma maturidade e sabedoria de ouro para que as crianças nunca saiam prejudicadas dessas relações.