Os fortes também sofrem, também choram e na grande maioria das vezes não têm ninguém para lhes dar um colo, um conselho, uma mão amiga. As pessoas parecem esquecer-se que os fortes também são seres humanos, parecem esquecer que todos têm os seus momentos de fraqueza, pensam que o sofrimento é coisa que os fortes nunca ouviram falar.

Os fortes também sofrem, também choram e na grande maioria das vezes não têm ninguém para lhes dar um colo, um conselho, uma mão amiga, uma ajudinha, que seja, afinal de contas são pessoas fortes, elas aguentam.

A maioria das pessoas nem imagina que muitas noites são passadas em claro e o sono não chega, o que chega são todas as inseguranças e todos os medos que foram escondidos durante o dia; e foram escondidos para que se pudesse ser forte.

As pessoas não sabem que, no banho, é a hora que o choro vem, e vem de forma descontrolada, até que a última lágrima caia em meio a água que banha o corpo. É a vontade de lavar a alma! Depois, é só sair e voltar a ser forte para sobreviver em meio a tantas angústias.

Então, quando uma pessoa forte demorar no banho, não critiques, pode ser que ela precise chorar.

Os fortes sentem falta de um abraço apertado, sem que nada seja dito, o abraço diz tudo.

Muitas vezes os fortes passam a impressão de serem pessoas frias ou rígidas. Não te deixes enganar, é só uma forma de mostrar força, de mostrar que podes contar com ela, que ela pode ajudar-te quando precisares, é só uma forma de dizer para ela mesma que ela é forte, forte para aguentar as pancadas da vida, forte para ajudar quem precisar, simplesmente forte quando cair e precisar levantar, mais uma vez.

A cada queda, a cada pancada da vida, os fortes acreditam que precisam demonstrar mais força, e isso ocorre para não preocupar as pessoas amadas, é mais uma forma de cuidar das pessoas que estão à volta.

Quase todas as famílias têm alguém que é a pessoa mais forte, nem sempre é a pessoa mais amada, mas com certeza é a pessoa mais lembrada quando aparece um problema ou uma confusão, é a pessoa que pode ajudar, que pode resolver o problema.

Da próxima vez em que reconheceres uma pessoa forte, lembra-te de olhar para ela com carinho e, quando possível, lembra-te de lhe dar um abraço apertado. Isso vai fazer um bem enorme para ela e ela vai lembrar na hora de dormir… e vai dormir mais rápido… e mais calma e agradecida por aquele abraço ou aquele olhar de quem a entende.

As pessoas fortes são frágeis, mas nunca vão demonstrar isso. Afinal de contas, elas são fortes.

Se encontrares uma dessas pessoas olhando para o nada, com os pensamentos longe, não atrapalhes, não perguntes nada, simplesmente deixa. É um momento raro de pôr os pensamentos no lugar, um momento onde os fortes se perdem e se encontram os seus próprios pensamentos.

Os fortes são pessoas que querem cuidar dos que precisam e as pessoas esquecem que ninguém cuida dos fortes.

Créditos: Eliene Vieira

Partilha