Ir à praia com frequência traz muitos benefícios para o físico e para a mente. A praia dá-nos a sensação de tranquilidade e paz interior, denominando os cientistas de combinação dos suaves cheiros e dos sons da água no nosso cérebro. Este espaço azul é suficiente para o nosso bem-estar.

De acordo com um estudo publicado na revista Health Place, as pessoas que vivem junto ao mar têm melhor saúde física e mental. O estudo publicado no Journal of Coastal Zone Management, aponta que essas pessoas manifestam sentimentos muito mais calmos do que aqueles que não vivem em zonas com vista para o mar.

Para além disso, há ainda uma mudança na forma como o cérebro reage ao ambiente, faz com que te sintas mais feliz e mais relaxado.

1) Ir à praia diminui o stress

A água está cheia de íons positivos naturais que nos fazem sentir bem. Ao dar um mergulho, um passeio na areia ou mergulhar os pés na água, sentes um estado de tranquilidade.

2) A praia aumenta a nossa criatividade

Ir à praia limpa a nossa mente e fará com que nos esqueçamos dos problemas e sintamos uma calma interior que tornará mais fácil pensar e criar sem esforço.

3) Ir à praia reduz a depressão

O mar proporciona alívio nos sentimentos de depressão. O som das ondas, a visão que tens e os cheiros que sentes colocam-te num espaço meditativo, ajudando a limpar a tua mente para refletir sobre a vida num espaço seguro e longe do stress do dia a dia.

4) Passar tempo na praia muda a nossa visão sobre a vida

Estar na praia é bom para a nossa alma. Andar descalço na beira da praia e estar em contacto com a areia, estimula as terminações nervosas e os pontos usados na acupuntura. Caminhar ou correr na areia fortalece os músculos, conectando com a “carga de energia da Terra” e fortalecendo o sistema imunológico do corpo.