Após recusar convite da TVI, João Baião agradece: “Obrigado a todos, obrigado à SIC!”. Uma publicação nas suas redes sociais dá conta disso mesmo:
«O desafio é abraçar todos os dias a vida com um grande sorriso, tentar fazer mais e melhor nunca deixando de agradecer a quem nos acompanha e confia em nós. Estou muito feliz! Obrigado a todos, obrigado à SIC!», disse na descrição de uma fotografia.
Os seguidores fizeram questão de agradecer: «João Baião muito obrigada por tanta entrega, gosto muito de si. Excelente profissional», «Grande senhor com grande carácter», «Natural, verdadeiro, o maior!», «És o nosso orgulho, meu querido!».
De acordo com informação avançada pelo Correio da Manhã a TVI ofereceu um contrato de sete anos e 50 mil euros mensais pela condução de Somos Portugal e outros desafios. Baião recusou.
Nuno Santos assumiu que Baião «Podia ter vindo para a TVI em fevereiro, ou agora, por um justo valor de mercado, mas ficou onde está porque tem novos e inesperados desafios e, por certo, porque lhe pagam o que pediu durante longos anos.
Quando, uma vez, a SIC descartou o João Baião, desafiei-o, na RTP, para integrar o Júri do Dança Comigo que a Catarina Furtado e a Sílvia Alberto apresentaram com brilho. Foi uma grande aventura, com a liderança do mercado. Um pouco mais tarde o João fez, com a Tânia Ribas de Oliveira, no Portugal no Coração, uma dupla com uma química rara. Tenho orgulho nessa escolha e, de ter dito a ambos, que iria correr bem. Correu muito bem! O João é uma grande figura da nossa televisão e do nosso teatro popular. É, além do mais, uma boa pessoa», desabafa, para terminar: «Boa sorte e até breve, grande João!», disse.
Já Daniel Oliveiro, Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa e Diretor de Programas da SIC afirmou que: «João Baião é, desde há muito, uma das figuras mais queridas dos portugueses e uma personalidade a quem todos reconhecem múltiplos talentos artísticos e qualidades humanas, bem patentes atualmente nos programas líderes de audiência Olhó Baião, Domingão e Casa Feliz. A atual renovação insere-se na estratégia da SIC de ter uma oferta abrangente e diversificada, bem como de reforçar a matriz de proximidade ao público, ideia que João Baião personifica de forma única e genuína».