Jovem português com Síndrome de Down bateu o recorde em natação adaptada, trazendo mais uma vitória para o nosso país.

De seu nome Filipe Santos, ele bateu um recorde no Campeonato nacional de Inverno de natação adaptada realizado há bem pouco tempo. No primeiro dia bateu o recorde do mundo em 25 metros mariposa de S21-Síndrome de Down.

Ao todo, são três recordes. O atleta conquistou o recorde do Mundo, Europeu e Nacional da Classe SM21 – Síndrome de Down.

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada decorreu nas piscinas municipais da Guarda. Na prova, participaram 132 nadadores, de um total de 22 clubes nacionais.

Filipe é um nadador algarvio que treina na Associação Desportiva e Cultural de Portimão. Terminou a prova com 15.59 segundos.

O jovem já tinha anteriormente um recorde Europeu com o tempo 15.89 mas conseguiu melhorar o seu tempo batendo o record mundial que se situou nos 15.59 segundos e tirar o lugar a Pietie Bel, sul africano que detinha o record desde 2008.

Ele era já um recordista mundial e hoje com apenas 30 anos tem ainda mais uma vitória alcançada.

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada ocorreu no último fim de semana na Guarda e contou com a participação de 132 nadadores provenientes de 22 clubes nacionais, de acordo com o jornal Sol.

Segundo a Federação Portuguesa de Natação, esta vitória é fruto da dedicação de Filipe mas “não seria possível” sem a ajuda do seu treinador, Paulo Sousa.

O propósito de Filipe é agora preparar-se para o campeonato da Europa, no próximo mês de setembro.

Portugal agradece esta vitória!