Tragédia: Mãe oculta recém-nascido em contentor de lixo, até à morte. Uma mulher, de 34 anos, foi presa em casa depois de ter abandonado o seu filho recém-nascido num contentor do lixo, na Mealhada, em 25 de julho de 2022.

Ela deu à luz sozinha, sem assistência médica, e colocou o bebé dentro de vários sacos plásticos. O Correio da Manhã relata que o bebé ainda respirava quando foi descartado pela mãe. “Ela se limpou, tomou banho, trocou de roupa e saiu para jogar o saco, onde o filho ainda estava vivo, num contentor”, diz o jornal.

A mulher é acusada de homicídio qualificado e profanação de cadáver. Segundo o Ministério Público, ela agiu com premeditação, pois não queria ter mais filhos. Ela já tinha dois: um rapaz de 14 anos e uma menina de 10 anos.

Ela escondeu a gravidez de todos, inclusive do companheiro, e nunca fez nenhum acompanhamento pré-natal. Ela usava roupas largas para disfarçar a barriga.

De acordo com a acusação, a que o jornal teve acesso, “ela queria matar o filho assim que ele nascesse. Sabendo que o parto estava próximo, a arguida escolheu antecipadamente os sacos nos quais depois iria colocar o corpo do filho. E foi o que fez. O bebé nasceu por volta das 13:00 e pesava 2,5 kg. Depois, entre as 13:30 e as 14:30 saiu de casa e jogou o filho no lixo”.

O processo indica que o bebé morreu por asfixia. O menino ficou no lixo por pelo menos quatro horas. A autópsia indica que ele nasceu saudável e viveu no máximo seis horas após o nascimento. Depois do ato cruel, ela voltou para casa e “continuou a sua rotina diária”.

Vizinhos relataram ao Correio da Manhã que não esperavam tal ato: “Ela é uma mulher forte, e ninguém percebeu que ela estava grávida. Essa é uma notícia muito triste. Ela tem um grande afeto por seus dois filhos. Ela trabalha muito e é uma boa pessoa, uma boa mãe”, asseguraram.

A acusada enfrentará julgamento em breve, perante um painel de juízes do Tribunal de Aveiro. Ela já foi detida preventivamente, mas agora está em prisão domiciliária, de acordo com a notícia.