Marcelo Rebelo de Sousa condecora empresário que “fugiu” com milhões ao Fisco.
O empresário Adriano Correia Cardoso, deve à volta de dois milhões de euros e ao ser confrontado com isso, a Presidência da República já se comprometeu a avaliar se há “algum impedimento legal” no que toca à condecoração.
No passado mês de Janeiro, Marcelo deu parecer positivo à proposta do Conselho da Ordem e Adriano Correia Cardoso recebeu uma Medalha da Ordem do Mérito pelo apoio dado dos seus restaurantes ao hospital de São João, aquando da fase mais critica da pandemia.
De acordo com informação avançada pelo Correio da Manhã terão sido oferecidas cerca de 14 mil refeições a funcionários do hospital.
Contudo, Adriano Correia Cardoso faz parte da lista devedores ao Fisco. O próprio assumiu dever cerca de dois milhões.
A justificação foi a sua “falta de conhecimentos de gestão” que o atiraram para esta “situação muito complicada”. Cardoso garante, no entanto, que a situação ficará regularizada e que sempre pagou os seus impostos.
Por sua vez, Marcelo justificou a condecoração com “informações transmitidas por uma personalidade do Porto, professor universitário e diretor num hospital”.