Matilde já segura brinquedos e consegue mexe as pernas. A criança sofre da forma mais grave de Atrofia Muscular Espinhal (AME), mas já consegue fazer movimentos.

Nas redes sociais, os pais escreveram: «Os papás têm brincado muito comigo, já consigo segurar um brinquedo e tento levar à boca. No banhinho já consigo mexer as perninhas».

A criança continua a aguardar que o medicamento Zolgensma chegue a Portugal.

O início do tratamento será a 27 de Agosto e foi aprovado em Portugal para Matilde e uma outra criança que sofre da mesma condição.

As crianças estão a ser tratadas Spinraza, o único medicamento aprovado em Portugal.

Matilde tem reagido muito bem às doses do medicamento que se encontra disponível em Portugal para a Atrofia Muscular Espinhal.

O anúncio de que o tratamento continuam a correr bem também foi feito pelos pais da bebé na página de Facebook da menina. Carla Martins, mãe de Matilde, disse que os tratamentos “correm bem” e que a bebé “está a reagir bem”.

A mãe disse ainda que a bebé “está monitorizada e está a adaptar-se. Claro que nos primeiros dias é tudo mais complicado, porque temos de nos adaptar a uma nova rotina, mas está tudo a correr bem dentro do possível”.

Relembre-se que o Infarmed deu luz verde a dois pedidos de Autorização de Utilização Excecional deste remédio, provenientes do Santa Maria.