Um mau chefe pode adoecer os funcionários, aponta uma pesquisa médica. O médico, escritor e influencer Travis Bradberry publicou um artigo indicando que um mau chefe pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente.

Aliás, quanto mais tempo uma pessoa passar a trabalhar para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física.

Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicados no artigo da revista Quartz revelam que 75% dos trabalhadores americanos consideram seus chefes a maior razão de stress no trabalho.

Os dados mostram ainda que as pessoas encontram uma maneira de se conformar com os seus emprego.

Os pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade de Stanford reuniram dados provenientes de mais de 200 estudos, e chegaram a conclusão que stress simples e quotidiano no trabalho pode fazer tão mal a saúde como a exposição a quantidades consideráveis de fumaça do cigarro de outras pessoas.

A razão número 1 causadora de stress no trabalho, o medo de ser mandado embora, pode aumentar em até 50% os riscos de problemas de saúde. Já um cargo que exige do funcionário mais do que ela/ele pode oferecer aumenta em 35% o risco para a saúde.

Claro que não é fácil para ninguém largar o emprego e começar tudo de novo, mas a motivação para trabalhar de quem se encontra em uma situação dessas desaparece totalmente.

Existem, contudo, algumas dicas para sobreviver essa fase de crise profissional:

1- Faz uma lista de tarefas e objetivos para o teu dia de trabalho. Cada vez que completares algum item da lista, risca-os da lista. A sensação de teres conseguido realizar alguma coisa, mesmo num ambiente hostil, vai te ajudar a seguir em frente.

2- Desliga-te nos fins de semana. Não vejs emails, nem mensagens do trabalho. Passar um tempo sem pensar no trabalho pode te ajudar a recarregar as baterias.