Se não esperares nada de ninguém, és muito mais feliz. Sempre que temos uma boa atitude em prol de alguém, estamos à espera que nos retribuam.
Mas esse é o primeiro passo para que as nossas relações sejam de cobrança em vez de livres e expontâneas, não estou só a falar de relações amorosas mas de todo o tipo de relações.
Dando um exemplo, vou a um café digo bom dia com um sorriso rasgado, automaticamente já tenho esperança que a senhora que me está a atender seja bastante simpática comigo, e que me retribua o mesmo bom dia com a mesma simpatia, mas e se ela simplesmente me responder com um bom dia mais fechado, sem esboçar um sorriso, atende-me sem pronunciar uma palavra. Como vai ser a minha reação?
O mais normal será, sair do estabelecimento super revoltada dizendo que a senhora é uma mal educada que nem me disse bom dia como deve de ser.
Mas porque raio é que ela tem que me retribuir a mesma ação?
No final das contas, ela atendeu-me perfeitamente, mas não me retribui a simpatia, logo já vou fazer um julgamento de uma pessoa não pelo seu trabalho, mas sim porque não me retribuiu uma simpatia que eu já estava a espera que ela tivesse.
Será isto justo?
Não me parece que seja, não sei qual a vossa opinião, mas a minha está bem clara.
Pratico as minha ações com base nos meus valores, as ações dos outros estão com os outros e eu não me chateio com isso. Não cobro nada de ninguém, nem espero que todas as boas ações que pratico me sejam retribuídas. Temos que dar espaço às pessoas para elas serem e fazerem o que querem, porque só assim as conhecemos de verdade. E só assim saberemos de verdade quem elas são, e se queremos permanecer na vida delas, ou que elas permaneçam na nossa.
Claro que boas ações trazem boas ações, e tu só recebes o que dás.
Deixa de te conduzir pelas boas ações dos outros, e segue-te só pelas tuas ações, acredita vais ser muito mais feliz.
Todos temos condutas de vida diferentes e temos que aprender a respeitar isso.