Nunca pagues multa por falta de documentos. Quem é que nunca saiu de casa sem se esquecer da carteira? Arrisco-me a afirmar que praticamente a maioria das pessoas já saiu de casa apressada, deixando para trás a carteira com todos os documentos essenciais para quem conduz diariamente nas estradas portuguesas.
Se for parado numa operação sem possuir os documentos será um problema? Será que vai ser multado? Agora já não!
Como é possível? A resposta é simples: se tiver esquecido a carteira com os documentos em casa, se tiver perdido algum documento ou simplesmente se não te apetecer mostrar os documentos originais em cartão, basta teres contigo o telemóvel, com a aplicação instalada efetuada pela mesma entidade do Estado responsável pelo Cartão de Cidadão.
Sim é verdade! Convém é teres contigo o telemóvel com bateria suficiente, obviamente.
Quantos cidadãos já não foram multados por não terem consigo os documentos?
No entanto, agora isso já não vai voltar a acontecer, a menos que também te esqueças do telemóvel!
Podes achar que não é verdade, mas esta aplicação é segura e totalmente legal. Desde 1 de janeiro deste corrente ano, de 2019, que todas as entidades públicas e privadas são obrigadas a aceitar esta aplicação, sejam Câmaras Municipais, Bancos, operadoras de telecomunicações, gás, eletricidade ou água. Não há mesmo exceções!
Obviamente que vais encontrar resistência por parte de algumas entidades, mas a aplicação vale exatamente o mesmo que ter, por exemplo, o cartão de cidadão em plástico.
Existem pessoas que guardam fotografias da carta de condução ou do cartão de cidadão no seu telemóvel. No entanto, neste caso, este tipo de situações não é aceite nem legal, uma vez que podem existir falsificações de fotografias ou mesmo de dados, facilmente conseguidos através de imensos programas de manipulação disponíveis no mercado.
Esta aplicação ou app, como lhe queiram chamar, comunica em tempo real com os servidores do Estado e vai buscar os dados do cidadão em questão nas bases de dados das diversas instituições, sem qualquer hipótese de usar documentos caducados ou de alterar fotografias. Logo que a aplicação é desligada, os dados desaparecem por uma questão de segurança e privacidade dos dados de cada cidadão.
Quem é beneficiário da ADSE também tem acesso ao seu cartão virtual nesta aplicação.
Mesmo assim estás renitente? Então vai ao site https://www.autenticacao.gov.pt/cc-aplicacao e experimenta.
Assim já sabes, quando parares numa operação STOP e se por qualquer eventualidade não tens contigo os documentos de identificação, não tem problema! A tecnologia dá uma preciosa ajuda.