Obrigada minha amiga por segurares minha mão quando eu mais precisava. Obrigada por ter entrado na minha vida.

Quando olho para trás, as circunstâncias em que nos conhecemos podem não parecer dramáticas ou ter mudado a nossa vida. No entanto, na época eu não sabia que estava a conhecer alguém que ficaria ao meu lado por anos e anos.

Podemos não ter percebido o quanto precisávamos um do outro, mas sabíamos que podíamos confiar um no outro e rir até não conseguirmos respirar – e isso foi suficiente.

Obrigada por trabalhares em todas as tempestades com as quais lidamos juntos. Talvez tenha sido um mal-entendido, talvez um de nós tenha um dia mau, talvez estivéssemos a passar por um momento terrível nas nossas vidas – mas dissemos coisas que não podíamos retroceder ou reagimos com desdém quando não devíamos.

No entanto, independentemente do que aconteceu, nunca deixamos a nossa amizade realmente de lado, porque sabemos o quão importante ela era.

Obrigada por sempre aceitares as minhas desculpas e obrigada por me amares o suficiente para reconheceres quando estavas errado.

Obrigada por estares ao meu lado quando enfrentei obstáculos que não tinham nada a ver contigo.

Não importava qual era o problema; você ainda escolheu segurar minha mão quando senti que tudo estava desmoronando.

Choraste comigo, mesmo que não entendesses completamente o motivo.

Defendeste-me, mesmo que eu estivesse errado – e tiveste a gentileza de me dizer isso quando estávamos sozinhos.

Não precisaste lidar com questões que não eram as tuas e não tiveste que apoiar quando não era a tua responsabilidade. Ainda assim, a tua presença foi o motivo pelo qual eu acreditei que eu poderia sobreviver e resolver tudo sozinho.

Obrigada por criares memórias comigo que eu não conseguia imaginar fazer com mais ninguém.

Obrigada por ficares acordada até tarde para conversar comigo sobre a vida, ou paixões, ou mesmo algo tão trivial quanto um enredo de programa de TV.

Obrigada por ires comigo explorar novos lugares e por me mostrares quais coisas que eu poderia estar a perdr que estavam bem na minha frente.

Obrigada por me mostrares as tuas perspectivas sobre a vida, mesmo quando eram muito diferentes das minhas.

Obrigada por me amares, mesmo quando me senti mal e eu mesmo não estava a amar-me. Por saberes quem eu sou como pessoa e nunca desistires de mim, mesmo que parecesse mais fácil na época.

Obrigada por me lembrares todas as coisas boas que aprendeste sobre mim desde o dia em que nos conhecemos – como tu tem dez anos de experiência em como meu coração se parece.

Obrigada por me animares quando não pude dar mais um passo e por seres o meu maior apoiante em tudo.

Obrigada por não permitires que as mudanças na vida nos separem.

Seja distância, relacionamentos, novos empregos, novas oportunidades ou apenas agendas agitadas, você permaneceu consistente em manter nossa amizade.

Coisas menores do que essas podem separar as pessoas, e estavas sempre disposto a lutar para a nossa amizade para sobreviver. E somos melhores por isso – aprendemos a defender o que é importante para nós.

Ensinaste-me que devemos ser confiáveis e atenciosos, mesmo quando tudo o que está ao nosso redor não é.

Obrigada por escolheres estar na minha vida nos últimos anos.

Mudaste a minha vida para melhor, e mal posso esperar para comemorar a mais uma década contigo.

Créditos: Flávia Almeida