A oração é a arma mais poderosa contra todos os problemas. No seu discurso, o Papa Francisco destacou três coisas: a superação das dificuldades, a transformação do negativo em positivo e o poder da oração

Francisco citou o exemplo de uma jovem que relatou a superação da depressão. O Papa disse que essa cura é obra de Jesus, porque Ele é o Senhor e pode tudo. “Isso não é uma mágica, é obra de Jesus.”

Cristo sofreu as experiências mais negativas da história, disse o Papa. Ele foi insultado, flagelado e assassinado, mas, pelo poder de Deus, ressuscitou e, hoje, pode fazer cada um de nós viver essa experiência.

“A vida é como uma pequena semente”, afirmou o Pontífice, acrescentando que todos sabem que há outra vida. “Uma vida para todos. Transformar os negativos em positivos, mas isso só se pode fazer com a graça de Jesus. Vocês estão seguros disso? Estão dispostos a transformar as coisas negativas em positivas? Estão dispostos a transformar o ódio em amor? Estão dispostos a transformar a guerra em paz?”

Oswald Chambers escreveu: “A oração não nos equipa para as ‘obras maiores’. Ela é a maior obra de todas”.

A oração nos dá acesso ao trono de Deus, de onde ele mantém todo poder e autoridade. O Espírito Santo é parte da natureza trinitária do Senhor que habita em cada cristão.

Ele transporta o poder do céu ao nosso coração para sermos conformes a imagem de Cristo. A oração é a ferramenta daqueles que creem contra todo o mal que pode se manifestar nas suas vidas.

Ela é poderosa porque nos permite abandonar o nosso ego e senso de controle, e nos render a um ser mais poderoso do que nós e que controla tudo o que acontece à nossa volta.