Pontapé do bebé dentro da barriga da mãe pode chegar a 5kg de força, aponta estudo divulgado no Journal of the Royal Society Interface, denominado “Stresse e tensões no esqueleto fetal humano durante o desenvolvimento”.

Os movimentos fetais foram analisados durante a segunda metade das gestações, capturados através de uma ressonância magnética com cine, ou seja, com movimentos. Ao rastreá-los, quantificando o golpe fetal e as forças musculares, notou-se que neste período a força dos pontaoés aumenta significativamente entre 20 e 30 semanas de gestação.

Um gráfico do estudo mostra que a força do pontapé fetal na 20ª semana de gestação tem em média 30 newtons de força, cerca de 3 kg. Já na 25ª semana esta força aumenta para quase 40 newtons, e atinge o seu pico de força na 30ª semana com 50 newtons, em média 5kg.

Da 35ª semana de gestação em diante os dados apontam a diminuição dos movimentos do feto, cuja força fica entre 10 e 20 newtons, visto que o bebé tem cada vez menos espaço dentro da barriga para se mexer e prepara-se para nascer.