Em Roma, a população troca garrafas de plástico por bilhetes de metro. Já pensaste trocar as garrafas de plástico que iriam direto para o lixo por uma viagem de metro. Essa é a mais nova realidade dos moradores de Roma, na Itália.

Máquinas instaladas nas estações da capital, colectam o material reciclável e, em troca, dão créditos aos usuários do metro que podem usá-los para comprar passagens.

Cada garrafa depositada no equipamento vale entre ada garrafa cinco cêntimos, pelo que precisarás de 30 para pagar uma viagem (1,50€).

A ideia é estimular o uso do transporte público na capital Italiana – e, assim, diminuir os índices de congestionamento e poluição – e, ainda, incentivar a prática da reciclagem entre a população.

Todo o material colectado nas estações do metro é enviado para uma central de processamento, que utiliza o plástico para outros fins.

população troca garrafas de plástico por bilhetes de metro

As máquinas que trocam garrafas por bilhetes de metro ainda estão em fase de teste, mas, se a iniciativa der certo, a ideia é expandi-la para toda a rede metroviária de Roma e, também, para a rede de autocarro.