Um autista construiu uma réplica do Titanic com 56.000 peças. É a maior réplica alguma vez construída em Lego e demorou 11 meses a realizar. O menino, que tem o transtorno do espectro autista, construiu esta réplica do Titanic, que foi considerada como o maior exemplar feito com peças de Lego.

De acordo com o Titanic Pigeon Forge, um museu nos EUA dedicado ao navio, o trabalho de Brynjar Karl Birgisson, um menino islandês, o navio mede quase 8 metros de comprimento, por 1,5 metros de altura e é o maior do mundo.

O resultado do trabalho vai estar exposto no museu, localizado no Tennessee, Estados Unidos, a partir do dia 21 de Abril.

Brynjar Birgisson vive na cidade de Reykjavík, a capital da Islândia e quando iniciou este projeto, tinha apenas 10 anos de idade. Demorou 11 meses para concluir o trabalho.

Atualmente o jovem tem 15 anos e revela que decidiu construir a réplica mudou a sua vida, e a sua relação com o transtorno.

Brynjar diz que se lembra de ter começado a brincar com as peças de Lego aos cinco anos. Na escola conheceu a história do Titanic, e decidiu construir a réplica do navio, depois de uma visita a um parque dedicado ao Lego, na Dinamarca.

“O meu pai ajudou-me com as instruções, e fez a planta do navio para a escala do Lego. A minha mãe foi a minha técnica e mentora. Ela ajudou-me a encontrar caminhos para o sonho se tornar realidade”, conta.

réplica do Titanic com 56.000 peças

Brynjar revela ainda que a construção da réplica teve implicações mais profundas na sua vida do que esperava, e ajudou-o a lidar melhor com a doença. Quando começou tinha bastante dificuldade em comunicar-se com os outros, mas agora tem mais confiança, chegando até a dar entrevistas sobre a sua construção.

“Quando comecei o processo de construção, tinha uma pessoa a ajudar-me na escola, mas agora, estudo sem apoio. As minhas notas melhoraram, e os meus colegas já me consideram como um deles, sem diferenças”, revelou à CNN.

réplica do Titanic com 56.000 peças

Numa participação em 2016, no Ted Talks, Brynjar, falava assim sobre o seu projecto: