Se a tua amiga está grávida ou acabou de ter bebé, podes ser a próxima, aponta um estudo feito em parceria entre a Universidade de Groningen, nos Países Baixos, e a Universidade de Bocconi, na Itália.
Segundo Nicoletta Balbo e Nicola Barban, co-autoras da pesquisa, este relacionamento é capaz de influenciar novas mães de três maneiras. São elas:
- – A transmissão de aprendizagens que um novo casal de pais é capaz de passar ao viver a experiência e dividir as suas novas descobertas.
- – A possibilidade de dividir com os amigos a mesma experiência ao mesmo tempo, além da possibilidade de que o filho cresça com outras crianças de mesma idade. Isso também permite que as amizades estreitem os seus laços, uma vez que vocês irão vivenciar as mesmas coisas ao mesmo tempo.
- – Além disso, há também o fato da influência de que algumas pessoas são capazes de gerar nas pessoas com quem mantêm um relacionamento, principalmente naquelas que se inspiram nela.
Para realizar o estudo, as pesquisadoras acompanharam 1700 mulheres americanas entre os 15 e os 30 anos para compreender a influência que uma gestação poderia causar nelas. Embora elas mesmas reconheçam as limitações das pesquisas, os dados confirmam uma relação entre as gestações de amigas. Por isso, caso tenhas alguma amiga grávida, fica atenta: a próxima podes ser tu.