Função Pública poderá dar inicio a semana de quatro dias de trabalho. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, referiu estar a ser desenvolvido um projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho na Administração Pública.
Esta situação já tem vindo a acontecer no sector privado e a ministra afirma que há instituições públicas que pretendem avançar com a semana de quatro dias: “A nossa ambição é, a par do que vai acontecer no setor privado [com a semana de quatro dias], também fazer um trabalho na Administração Pública com algumas diferenças, porque temos muitos serviços que não são compatíveis com esse tipo de organização do tempo de trabalho”.
Contudo, ela ressalva: “também depende da metodologia que seja seguida, nomeadamente se será numa organização em particular ou num conjunto”, por forma a se avaliar as consequências.
Mariana Vieira da Silva acrescentou ainda que Governo “foi o mais longe possível para privilegiar os salários mais baixos” dos funcionários públicos em 2023.
Ela acrescenta que apenas haverá capacidade para se rever a tabela remuneratória dos técnicos superiores e dos assistentes operacionais com mais anos de serviço.