Tchizé dos Santos dá estouro aos portugueses: “Infelizmente os índices de racismo em Portugal são uma pouca vergonha”, disse referindo-se ao ataque a que Giovanna Ewbank foi alvo durante as suas férias em Portugal.
A filha de José Eduardo dos Santos, reagiu ao ataque: “Infelizmente os índices de racismo em Portugal são uma pouca vergonha e de e ser feito um grande trabalho legislativo e de educação da população portuguesa contra todas as formas de preconceito e bullying, sendo o machismo, racismo, homofobia, anti-semitismo, gordofobia as responsáveis pelos principais incidentes de preconceito muito feios que acontecem por toda a parte em Portugal”.
E continuou: “Inclusive nos debates da própria Assembleia da República (parlamento/congresso português), onde o próprio chefe de governo, António Costa @antoniocostapm, a antiga ministra da justiça Francisca Van-Dunem e Ricardo Quaresma, um dos mais importantes jogadores da seleção portuguesa de todos os tempos, já se foram vítimas de racismo dirigido por deputados e líderes de partidos políticos e o Primeiro Ministro chegou mesmo a protestar com transmissão em directo no principal canal de Televisão”.
“A partir de uma plenária do parlamento, contra a então líder do partido CDS-PP, Deputada Assunção Cristas, após um episódio menos bom desta natureza. Uma vergonha que deve ser ultrapassada com consciencialização, educação e legislação que penalise os infratores com elevadas muitas é indemnizações às vítimas, à semelhança do que acontece no Reino Unido e outros países cuja legislação e acção do estado contra a descriminação estão mais evoluídos a todos os níveis. Observação para quem for comentar desculpando o estado das coisas em Portugal: saibam que a maior forma de preconceito é a negação da sua existência após uma denúncia“, frisou.