Temperaturas caem 10 graus e chuva regressa ao país. Após uma semana de enorme calor, o tempo volta a mudar de forma repentina, verificando-se já a partir de amanhã uma descida das temperaturas em Portugal Continental e chuva no Norte e litoral a partir de terça-feira, segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)​.

Paula Leitão, meteorologista em declarações ao PÚBLICO afirmou que “o tempo vai mudar radicalmente” no início da semana, com os termómetros a baixar em todo o território atingindo temperaturas na casa do 20 graus em todo o país até quinta-feira.

O IPMA prevê temperaturas médias abaixo do normal para todo o território durante esta semana. Na terça-feira, a previsão é de máximas de 23º em Lisboa, 21º no Porto, 22º em Coimbra e 28º em Beja (que registou uma máxima de 37º este fim de semana). Faro temperaturas descem para 26 graus no mesmo período.

A chuva também estará de regresso. Já a partir desta noite pode começar a chover na região do Minho, e até terça-feira a chuva atinge também a região centro. “Quinta-feira é o dia em que chove mais”, aponta a especialista do IPMA.

Para quinta, sexta e sábado prevê-se uma ligeira subida da temperatura — máximas de 29 graus no Alentejo, mas 21 graus no Porto, refere Paula Leitão —, pouco comparáveis com as máximas de 38 graus registadas este fim-de-semana.

O próximo fim-de-semana deverá ser de temperaturas abaixo da média para esta altura do ano. Assim, depois do calor fora do habitual para esta altura do ano, as temperaturas vão descer em média 10 graus nos próximos dias.

Partilha