Ter animais de estimação melhora a tua saúde mental.

Ter animais de estimação melhora a tua saúde mental. Os animais contribuem positivamente para a vida das pessoas. Eles mudam o dia-a-dia das pessoas e permanecem em contacto com esses seres vivos melhoraria a saúde mental.

O impacto de cães e gatos na vida do ser humano pode ser ainda maior. Segundo estudo realizado por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, no Porto (Portugal), adoptar um quatro patas pode amenizar as dores de pacientes com tipos perniciosos de depressões que não respondem aos tratamentos médicos convencionais.

De acordo com o Journal of Psychiatric Research, 33 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo maior (DDM) experimentaram melhora significativa nos seus quadros nutrindo contacto com animais.

Desse montante, mais de um terço já não tinha mais sintomas suficientes para ser enquadrado com a doença após 12 semanas. Por outro lado, outros 33 pacientes do estudo que não adoptaram animais não mostraram ter nenhuma melhora significativa nos seus sintomas depressivos.

Os participantes da pesquisa eram 80 pacientes de uma clínica psiquiátrica portuguesa. Nenhum deles tinha experimentado algum alívio da depressão mesmo após 9 a 15 meses de tratamento com sessões de terapia e dois ciclos de ingestão de medicações.

Foi aí que os pesquisadores decidiram incluir os animais e estudar como eles poderiam servir como auxiliares no tratamento do transtorno depressivo.

Os psiquiatras observaram que os novos donos de animais de estimação começaram a demonstrar sinais de alívio da depressão em apenas quatro semanas.

Os autores do estudo afirmaram: “Uma das razões que podem os explicar os resultados é que os animais de estimação se forçam a neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a anedonia. A Anedonia é a incapacidade de experimentar prazer encontrado em actividades normalmente agradáveis, como exercícios físicos, hobbies e interacções sociais.”

A dupla ressalta que os cães podem proporcionar o benefício adicional de forçar os donos a praticar actividades físicas e, muitas vezes, vivenciar novas situações sociais.

“No entanto, eles não são uma cura para esse tipo de doença e os benefícios só aparecem em pessoas que apreciam animais e têm tempo, atenção e dinheiro (para alimentação e cuidado veterinário) para gastar com eles.”

Créditos: Revista Galileu

A Ferver

Bernardina Brito fez uma confissão a fazer sobre Catarina Miranda.

Bernardina Brito fez uma confissão sobre Catarina Miranda. No recente episódio do "Big Brother...

Especialista acusa Catarina Miranda e Gabriel Sousa de ‘invasão de privacidade’

Susana Areal acusou Catarina Miranda e Gabriel Sousa de 'invasão de privacidade'. A recente...

Catarina Miranda exibe-se com cabelo de João Oliveira e revela planos de ‘amarração’.

Catarina Miranda exibiu-se com cabelo de João Oliveira e revela planos de 'amarração'. No...

Artigos Relacionados

Bernardina Brito fez uma confissão a fazer sobre Catarina Miranda.

Bernardina Brito fez uma confissão sobre Catarina Miranda. No recente episódio do "Big Brother 2024", a concorrente tem sido uma presença marcante, ganhando atenção...

Especialista acusa Catarina Miranda e Gabriel Sousa de ‘invasão de privacidade’

Susana Areal acusou Catarina Miranda e Gabriel Sousa de 'invasão de privacidade'. A recente controvérsia no programa Big Brother a envolver Catarina Miranda, David...

Catarina Miranda exibe-se com cabelo de João Oliveira e revela planos de ‘amarração’.

Catarina Miranda exibiu-se com cabelo de João Oliveira e revela planos de 'amarração'. No recente episódio do 'Big Brother', a concorrente chamou a atenção...

Daniel Pereira arrasa Daniela Ventura: ‘Eu não quero te conhecer lá fora…’

Daniel Pereira arrasou Daniela Ventura: 'Eu não quero te conhecer lá fora...'. Durante a recente gala do "Big Brother 2024", Daniel Pereira expressou surpresa...

Cláudio Ramos coloca Catarina Miranda ‘em sentido’ em pleno direto: ‘Quem dita as regras…’.

Cláudio Ramos coloca Catarina Miranda 'em sentido' durante a gala: 'Quem dita as regras...'. Durante um episódio tenso do "Big Brother 2024", o apresentador...

Novos conflitos entre Daniela Ventura e Catarina Miranda no Big Brother.

Voltou a haver novos conflitos entre Daniela Ventura e Catarina Miranda no Big Brother. A tensão entre as duas intensifica-se com trocas de acusações...