Um estudo aponta que trabalhar com um amigo torna-nos mais felizes e produtivos. Se tens amigos no ambiente de trabalho, parabéns!

Segundo o estudo Relationships @ Work (Relacionamentos no trabalho), realizada pelo LinkedIn, uma das peças-chave para a felicidade profissional. Para 46% dos mais de 11,5 mil profissionais entrevistados – de diversas idades e em 14 países, manter boas relações com os colegas ajuda a nos sentirmos mais conectados, motivados e produtivos.

As relações no trabalho estão sempre a mudar e definindo tanto a dinâmica no escritório quanto o desenvolvimento individual. Isso significa que criar uma cultura que permeie as diferentes gerações, cargos e personalidades é um factor fundamental para construir um ambiente de trabalho bem-sucedido – diz a executiva de carreira do LinkedIn, Nicole Williams, no texto de apresentação do trabalho.

O estudo mostra ainda que as pessoas se sentem mais confortáveis em se comunicar casualmente com os seus gestores fora do escritório. Pelo menos um em cada três deles (28%) já mandou uma mensagem ao gerente fora do horário de expediente em virtude de um problema não relacionado ao trabalho.

Não estamos a sugerir que todos nós comecemos a falar com os nossos gerentes a qualquer hora sobre a nossa mais recente paixão ou nova roupa favorita, mas isso indica que a nossa força de trabalho crescente quer ter mais de uma conexão. É muito mais fácil partilhar comentários com alguém se sentes que construíste uma relação sólida ou de amizade – diz.

É prazerosa a sensação de receber um “trabalho bem feito” por e-mail, seja do chefe ou de outros colegas. Agora imagina ter o mesmo reconhecimento partilhado com a tua rede de contactos ou com outros companheiros da empresa.

Pois então, é óptimo ser reconhecido individualmente pelo esforço, mas ser elogiado publicamente ajuda a construir a marca profissional. Além de fazer bem para o ego, claro. Portanto, elogia a tua equipe, e motive-os dizendo “parabéns, é por aí”.

Créditos: gauchazh