Vila em Itália pagará 30 mil euros a quem se mudar para lá. A vila de Presicce, na região italiana da Puglia, procura novos residentes e como tal paga 30 mil euros a quem comprar um imóvel e ficar a residir por lá.

Há poucos nascimento e um crescente abandono das suas principais famílias. De acordo com a CNN americana, é parte do pacote de medidas da administração local também um belo desconto nas propriedades: casas estão à venda por cerca de 25 mil euros.

O Presidente da Câmara Alfredo Palese disse à CNN que: “Há muitos lares vazios no centro histórico construídos antes de 1991 que gostaríamos de ver “vivos” novamente, com novos moradores. É uma pena testemunhar como nossos antigos distritos cheios de história, maravilhosa arquitetura e arte estão a esvaziar-se lentamente”, referiu.

E acrescentou: “Ofereceremos até 30 mil euros para as pessoas dispostas a se mudarem para cá e comprarem uma destas casas abandonadas. O financiamento total será dividido em dois: irá parcialmente para pagar pela antiga casa e, em parte, para restaurá-la, se necessário”, explica.

Haverá ainda iniciativas para atrair residentes, como incentivos fiscais para lançar novas atividades comerciais e bónus a famílias com crianças.